IPAM coordena estudo de satisfação sobre cidades.

2015-02-11 15:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O IPAM está a coordenar um estudo sobre as cidades e concelhos do país onde as pessoas vivem mais satisfeitas. É um projeto ibérico promovido em conjunto com Universidad Rey Juan Carlos. “Quais as regiões e concelhos do país onde as pessoas vivem mais satisfeitas/felizes?”. “O que é que os cidadãos consideram ser mais importante para a sua satisfação com o lugar onde residem?”e “Que diferenças existem entre as opiniões dos cidadãos portugueses e espanhóis?” são são apenas algumas das questões às quais o estudo pretende dar resposta.

Através de um inquérito que decorrerá ao longo dos próximos três meses pretende-se avaliar a satisfação dos cidadãos ibéricos com a cidade ou lugar onde vivem, em pontos que incluem desde o custo de vida, rede de transportes, oportunidades de emprego e segurança até à oferta de serviços nas áreas da cultura, educação e saúde.

Segundo Manuel Gouveia, docente e investigador do IPAM Aveiro, responsável pelo estudo, “é um projeto ambicioso fazer este trabalho a nível ibérico, mas sentimos que, até ao momento, não existem dados que nos permitam aferir as reais relações que as pessoas têm com a cidade ou lugar onde vivem”.

Este será o primeiro passo para a criação de um “Índice de Satisfação dos Cidadãos” baseado nos reais sentimentos das pessoas e não numa compilação de indicadores estatísticos.

O IPAM Aveiro pretende que esta ferramenta possa ser usada pelos diversos organismos públicos e privados dos dois países na implementação de políticas eficazes e para a consequente monitorização dos seus efeitos.