Investigador da UA garante bolsa de investigação no valor de 1,49 milhões de euros.

2023-12-26 07:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O investigador da Universidade de Aveiro (UA) Nicolas Shaeffer conquistou uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) no valor de 1,49 milhões de euros.

Destinada a cientistas em início de carreira, a Bolsa de Arranque da ERC vai permitir ao investigador do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro desenvolver e implementar uma nova classe de solventes para melhorar a separação de metais utilizados em alta tecnologia

A metalurgia sustentável está cada vez mais a posicionar-se para reduzir o impacto ambiental dos processos de mineração existentes, ao mesmo tempo que recupera o valor do metal em dispositivos em fim de vida, fechando assim o ciclo dos recursos”, explica o vencedor da Bolsa de Arranque (Starting Grant no nome original inglês).

Apesar da sua crescente procura e criticidade, a separação dos lantanídeos - 15 metais que fazem parte do grupo denominado terras raras e que é amplamente usado em produtos de alta tecnologia – “continua a ser um desafio tecnológico devido à pequena variação monotónica nas suas propriedades, afetando negativamente a economia da sua reciclagem”, aponta o investigador francês, na UA desde 2019.

Dado que a separação dos lantanídeos ocorre ao longo de dezenas de fases de extração, sublinha Nicolas Shaeffer, “mesmo aumentos aparentemente pequenos nos fatores de separação produzem ganhos ambientais e económicos mensuráveis”.

Através deste projeto, Nicholas espera fornecer uma nova metodologia para extração de lantanídeos em comparação com a extração tradicional com solventes e que possa ser transferível para outras separações críticas.

A bolsa vai permitir a Nicholas Shaeffer constituir um grupo de investigação e adquirir equipamentos.

Esta é a 12ª bolsa ERC conquistada por investigadores da UA, entre Starting Grants (4), Advanced Grants (2), Prof of Concept (4) e Consolidator Grants (2).

 

texto e foto: UA