Investigador da UA garante 150 mil euros da UE para projeto na área da saúde.

2018-02-08 13:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dois projetos portugueses distinguidos pelo Conselho Europeu de Investigação com uma das candidaturas ligada à Universidade de Aveiro. Foram hoje anunciados os 52 vencedores de um concurso de subvenções para a inovação, onde se contam dois projetos portugueses.

Em Portugal, foram distinguidos João Mano da Universidade de Aveiro com o projeto MicroBone, que desenvolve plataformas 3D com plasma rico em plaquetas com vista à criação de micro-tecidos ósseos para modelos de doenças in vitro e José Henrique Fernandes da Fundação D. Anna De Sommer Champalimaud e Carlos Montez Champalimaud, com o projeto NEURIMM que trata da ativação neuro-imune como nova abordagem terapêutica da IBD.

Os investigadores selecionados poderão, por exemplo, desenvolver novos antibióticos dirigidos a bactérias resistentes aos medicamentos, produzir grafeno para proteger as obras de arte ou fazer tintas termorreguladoras suscetíveis de reduzir o consumo de energia dos edifícios.

O orçamento global do concurso era de 24 milhões de euros. Em outubro do ano passado, a Comissão orientou o financiamento da investigação e inovação no sentido de estimular a inovação de vanguarda geradora de mercados.

A Comissão lançou a primeira fase do Conselho Europeu de Inovação para apoiar investigadores de topo, empreendedores, pequenas empresas e investigadores com “ideias brilhantes”.

O Conselho mobilizará 2,7 mil milhões de euros destinados a apoiar a inovação de alto risco/ganhos elevados. As subvenções «validação do conceito», anunciadas hoje, são concedidas pelo Conselho Europeu de Investigação e fazem parte do programa de investigação e inovação Horizonte 2020.

As chamadas subvenções «validação do conceito» do Conselho Europeu de Investigação (CEI), no valor de 150 000 euros cada, destinam-se a investigadores que exploram o potencial inovador das suas descobertas científicas.