Investigador Cientifico da UA apresenta solução para os conflitos de trânsito nos acessos ás praias de Ílhavo. "Mais simples e barato" assegura Sizenando Abreu.

2016-01-25 15:02

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O investigador cientifico Sizenando Abreu, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA), apresenta uma proposta alternativa à construção de uma passagem superior na rotunda da Barra e diz que tem um documento, com uma década, que aponta para a criação de 'corredores' separados de entrada e saída na Barra e na Costa Nova, com o aproveitamento da passagem inferior que existe perto da saída da ponte.

É um modelo que é idêntico ao do traçado da passagem da pista para bicicletas que, permitiria a passagem automóvel, sem conflito, entre o tráfego intenso das duas praias, em particular ao fim-de-semana e no Verão.

A via de entrada passaria a ser a Avenida João Corte Real e a saída estaria centrada na Avenida Fernandes Lavrador.

Sizenando Abreu aproveita o momento em que a Câmara de Ílhavo lançou o concurso para o estudo que vai definir a solução para acabar com congestionamentos, para tirar o seu próprio documento da gaveta. Diz que pode ser uma base séria de trabalho.

Quando começaram as obras para a instalação da ciclovia, há 10 anos, "apresentei o estudo a uma pessoa que desempenhava um cargo autárquico. Receberam a proposta com muito entusiasmo. Pensei que nas obras da ciclovia poderiam, eventualmente, fazer vias para a circulação de automóveis, mas, não fizeram nada", disse na Terra Nova. Agora "surgiu este novo ataque à rotunda com uma proposta mais complexa e cara. Isso é uma surpresa. A minha ideia faria com que todos lucrássemos. É apenas uma acção cívica da minha parte", assegurou.

"Penso que esta é uma solução para o problema do trânsito intenso. Quem vive na Barra ou frequenta a praia, quase desespera, principalmente ao final do dia. Perante esse desafio elaborei um rascunho onde, aparentemente, de forma simples, consegui retirar o trânsito, completamente, da rotunda, fluindo sem intercepções. Não há cruzamentos na entrada e saída. Os conflitos de trânsito acabariam", vincou.

A sugestão apresentada pelo investigador da Universidade de Aveiro está expressa na imagem e no registo de som disponível. (com áudio)