Investigação na agenda do Laboratório do Envelhecimento para os próximos meses.

2024-01-15 11:03

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento vai colocar a investigação no centro da ação no primeiro trimestre do ano.

Na área da investigação, em que se estabelecem parcerias com universidades e empresas da área tecnológica, destacam-se AgeLink, uma plataforma online de emprego no setor do envelhecimento, liderado pela Associação Nacional de Gerontólogos, e o projeto SINDIA, que investiga as desigualdades sócio espaciais na demência.

No dia 27 de janeiro, às 10h30, a investigadora Mariana Paradinha, da Faculdade das Ciências da Educação da Universidade do Porto, apresenta à comunidade uma abordagem sobre "Envolvimento Social, Bem-Estar Psicológico, Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida no Envelhecimento".

No eixo da criação, nos dias 29 de fevereiro e 1 março, os mais velhos serão convidados a expressar-se através da arte do grafite, deixando sua marca, com projeto Lata 65, promovido pela arquiteta Lara Seixo Rodrigues.

No dia 1 de fevereiro, Rafael Alvarez e Elisabete Vieira, mãe e filho, apresentarão um livro de fotografia resultante das oficinas de dança contemporânea, seguida de uma oficina prática de dança.

Na área da música, no dia 21 de fevereiro, Álvaro Azevedo, baterista dos Trabalhadores do Comércio, será desafiado a partilhar sua trajetória profissional e a conduzir uma oficina de percussão.

Já a 20 de março, realiza-se a estreia da curta-metragem "A Reforma de Manuel Lima", dirigida pelo realizador Gonçalo Almeida, vencedor do concurso de curtas do Laboratório do Envelhecimento em 2023.

Projetos como a oficina de bandeiras e o desenvolvimento de marcas de artesanato, entre outros, exploram a expressão artística e estimulam a criatividade entre os participantes mais maduros.

Do Clube de Pensamento à prática de idiomas como o inglês, passando por programas de estimulação cerebral, aulas desportivas e conversas sobre variados temas, o Laboratório do Envelhecimento propõe uma diversidade de atividades.

O Laboratório do Envelhecimento continua, também, com o Programa de Apoio ao Luto, iniciado em 2023, com diversas oficinas e grupos de partilha orientada, que visam oferecer apoio a pessoas em luto, abordando temas como o poder transformador da dor, fé, luto e depressão no processo de luto, contando, para isso, com a intervenção de vários especialistas e profissionais.

O programa completo do Laboratório do Envelhecimento está disponível no website oficial da Câmara Municipal de Ílhavo.