Investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da UA desenvolve modelo matemático que prevê acidentes com peões e ciclistas.

2018-03-19 14:22

Categoria: 

Concelho: 

Modelo matemático prevê acidentes com peões e ciclistas.

Para prevenir os perigos que, no entanto, espreitam peões e ciclistas nas cidades uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um inédito modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolveram peões ou ciclistas.

O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram ao detalhe os mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015.

Deste modelo matemático, desenvolvido a partir de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a pensar na prevenção de acidentes com peões e ciclistas, os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que possa ser “uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade”.

Dos 4439 acidentes com peões e ciclistas analisados pelos investigadores, 7 por cento ocorreram em Aveiro, 29 por cento no Porto e 64 por cento em Lisboa. Se em Aveiro, cerca de 50 por cento dos acidentes com utentes vulneráveis envolveu ciclistas e a restante percentagem peões, esta realidade é diferente para o Porto e Lisboa. A norte cerca de 9 por cento dos acidentes com utentes vulneráveis envolveram ciclistas. Mais a sul, foram cerca de 10 por cento a envolver os adeptos das duas rodas.

Ferramenta para autoridades prevenirem

“A maior parte dos acidentes ocorreram em espaços de grande atratividade de pessoas, como estações ferroviárias, zonas comerciais e espaços turísticos localizados nos centros históricos das três cidades”, revela Margarida Coelho, professora e coordenadora do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do TEMA.

“Em consequência destes acidentes, 90 a 97 por cento dos feridos foram ligeiros, 2 a 8 por cento feridos graves e 1 a 2 por cento resultaram em vítimas mortais”, descreve Margarida Coelho cujo trabalho contou com a colaboração de Mariana Vilaça, Eloísa Macedo e Pavlos Tafidis, investigadores do DEM/TEMA. A investigação contou igualmente com a colaboração de Nélia Silva, docente do Departamento de Matemática da UA, em particular na avaliação metodológica e na análise dos acidentes de Aveiro.

E é precisamente para prevenir a repetição dos números de sinistros e sinistrados que a equipa de Aveiro desenvolveu não só um modelo matemático, através de uma regressão logística multinomial que tem em conta o histórico de acidentes e cujo resultado final indica a probabilidade de ocorrer um acidente envolvendo peões ou ciclistas para cada uma das três cidades como também toda uma análise espacial e temporal que permite encontrar padrões de risco.

Nos cálculos entram variáveis tão diversas como o género do peão ou do ciclista, a faixa etária, o nível de gravidade dos ferimentos, o dia da semana, o período do dia e as condições meteorológicas.

Texto e foto: UA