Intercâmbio escolar levou alunos de Oliveira do Bairro a França.

2018-11-23 16:03

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de 45 alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro viajou até à cidade francesa de Lamballe, entre 11 e 16 de novembro, para mais uma edição do intercâmbio escolar que tem ligado as duas comunidades desde 1998.

A iniciativa tem como enquadramento a geminação entre Oliveira do Bairro e Lamballe, que festejou este ano o seu 20.º aniversário. Na comitiva portuguesa, seguiram também quatro professores e dois elementos do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro.

Os jovens portugueses foram acolhidos por alunos, e suas famílias, do Collège Simone Veil e do Collège Sacré-Coeur, da cidade de Lamballe. Para além da apresentação dos seus projetos escolares, os alunos oliveirenses foram brindados com um intenso programa de atividades, que passou, por exemplo, por visitas a lugares icónicos como o deslumbrante Mont Saint-Michel, considerado pela UNESCO como Património Mundial, a cidade corsária e muralhada de Saint-Malo, muito apreciada pela comitiva portuguesa, e a vila turística de Dinar, entre outros locais de rara beleza e interesse histórico e cultural da região da Bretanha.

Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal e Presidente do Comité de Geminação, destaca as “duas décadas de partilha e de descoberta de novas realidades que nos enriquecem, de cultivo de relações entre jovens e famílias, que aproximam comunidades e fomentam o desenvolvimento de cidadãos, portugueses e franceses, mais abertos à pluralidade, à diversidade e ao mundo”. Para a autarca, “as emoções que as famílias que acolhem os alunos expressam na hora da despedida, tanto cá como em Lamballe, são a prova de que esta iniciativa está a criar laços de amizade que vão perdurar para sempre e experiências que os mais jovens jamais irão esquecer”.

Em março de 2019 será a vez de alunos de Lamballe retribuírem a visita, para mais um intercâmbio escolar que tem marcado várias gerações de alunos oliveirenses e lamballeses.

Recorde-se que desde 1998, ano da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas cidades, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir. A 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha - França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades. A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d'Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro. 

 

Fonte: CM Oliveira do Bairro