Institutos Confúcio europeus reúnem-se na Universidade de Aveiro.

2019-06-06 15:25

Categoria: 

Concelho: 

Institutos Confúcio europeus reúnem-se na Universidade de Aveiro.

Vinte e duas delegações de Institutos Confúcio europeus, oriundas de 18 países, e uma delegação do Confucius Institute Headquarters (sede do Instituto Confúcio, em Pequim) vão reunir-se na Universidade de Aveiro (UA), no edifício da Reitoria (salas de Atos, do Senado e de Traduções), esta sexta, para debater o ensino de mandarim nos países europeus.

Na sessão de abertura estarão presentes, para além do Reitor da UA e do diretor do Instituto Confúcio da UA, o secretário de Estado da Educação, João Costa, o vice-diretor dos Institutos Confúcio na Europa, Tian Lei, o representante da Embaixada da China em Portugal, Zhou Gaoyu, e o vice-presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira.

Trata-se da Conferência Conjunta dos Institutos Confúcio da Europa que terá sete edições, durante o ano 2019, estando a organização desta edição de Aveiro a cargo do Instituto Confúcio da UA (IC-UA).

O programa da conferência subordinada ao tema “Criação e desenvolvimento do curso de língua chinesa”, na realidade, começa a 6 de junho com uma visita dos representantes das várias delegações do Instituto a uma escola do ensino básico de Espinho, município onde o IC-UA tem um projeto-piloto de ensino de Mandarim.

O programa começa, às 9h30, com uma atuação de cerca de 100 alunos do Colégio D. José I que vão cantar para os convidados duas canções em língua chinesa, durante a sessão de abertura da conferência.

Em paralelo, acontecem duas exposições no átrio edifício da Reitoria: uma sobre o trabalho de promoção da cultura chinesa desenvolvido pelo IC-UA e outra sobre o ensino de mandarim na região.

Durante esta Conferência Conjunta dos Institutos Confúcio da Europa está também previsto o lançamento da Gramática de língua chinesa para falantes de Português.

A versão aveirense do tradicional Festival do Barco-Dragão, evento marcante da cultura chinesa, tem o seu ponto alto na regata de bateiras-Dragão, com início às 10 horas da manhã do dia 8 de junho, no Cais da Fonte Nova.

Desta atividade, que cruza a cultura chinesa e a cultura aveirense, estão previstas duas eliminatórias, entre o Cais da Fonte Nova e o Rossio, e uma final que definirá o vencedor, por volta das 11h30.

O programa desta mostra intercultural, iniciativa do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, além da regata, inclui atividades diversas representativas da cultura chinesa e será acompanhada, durante a manhã, pelos participantes na Conferência Conjunta dos Institutos Confúcio da Europa, que decorre na UA no dia anterior, e por uma delegação do Confucius Institute Headquarters (Confúcio sede, em Pequim).

Música chinesa, artes marciais, cerimónia do chá, dança do dragão, jogos tradicionais e cerimónia do chá, entre outras atividades, vão decorrer ao longo do dia, das 10h00 às 17h00, na Praça do Rossio, no cento da cidade de Aveiro. Um tapete de sal colorido, com motivos alusivos ao tema do Festival, vai sendo construído ao longo da manhã, a partir das 8h00.

O IC-UA tem como principais missões apoiar e promover o ensino da língua e da cultura chinesas em Portugal (em especial na região centro-norte do país), reforçar a cooperação no domínio educativo entre a China e Portugal e desenvolver atividades de investigação no âmbito das relações sino-portuguesas, que contribuam para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre estes dois países tão distantes, mas unidos por seculares relações históricas.

 

foto: arquivo