Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro distinguido Melhor Instituto Confúcio do Ano.

2018-12-03 14:21

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Confúcio, da Universidade de Aveiro, recebe esta quarta-feira, em Chengdu, China, o prémio “Melhor Instituto Confúcio do Ano”, numa cerimónia pública.

O IC-UA é patrocinado pelo Hanban (instituto Confúcio sede) que tutela 525 Institutos Confúcio e 1115 Salas Confúcio espalhados pelo mundo.

Inaugurado a 23 de abril de 2015, o IC-UA, ao longo dos últimos três anos e meio de existência, foi um agente facilitador de contactos com universidades chinesas, desenvolveu várias atividades em articulação com alguns departamentos da Universidade, estabeleceu parcerias com as câmaras municipais da região, aumentou o número de projetos de ensino de Mandarim, bem como o número de atividades de divulgação da cultura chinesa dentro e fora da UA.

No que diz respeito ao ensino da língua chinesa, cerca de 2500 alunos estudam Mandarim, com a coordenação didático-pedagógica do IC-UA: 220 na UA e cerca de 2250 no ensino público e privado, distribuídos por 112 turmas de sete municípios do distrito de Aveiro (S. João da Madeira, Espinho, Estarreja, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, Aveiro e Águeda).

“É um prémio de todos e para todos os que constituem esta maravilhosa equipa, solidária, ativa, criativa e competente. Em meu nome e em nome da Prof.ª Guo Zhiyan, quero agradecer o empenho e alegria que os membros desta equipa sempre emprestaram às inúmeras atividades que realizámos ao longo deste ano, nas vertentes de ensino, de artes marciais e de divulgação da cultura chinesa, sempre numa perspetiva intercultural. Ainda que o prémio nos traga uma responsabilidade acrescida, é deveras recompensador sentirmos que o nosso trabalho é reconhecido dentro e fora de portas” refere o diretor do IC-UA, Carlos Morais.

O professor do Departamento de Línguas e Culturas da UA dirige o IC-UA com Guo Zhiyan, professora oriunda da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, universidade parceira deste organismo da UA.

O IC-UA será representado por Luís Castro, Vice-reitor da UA, na entrega da distinção.