Instituto Confúcio da UA prepara segundo congresso “Diálogos Interculturais Portugal-China”.

2019-03-11 10:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA), em parceria com várias unidades orgânicas da UA, prepara já o 2.º Congresso Internacional “Diálogos Interculturais Portugal-China”.

O programa promete um conjunto de eventos sobre as relações multiculturais e sobre a cooperação entre Portugal e a China, num ano rico em efemérides.

Em 2019 assinalam-se os 70 anos da proclamação da República Popular da China, os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e os 20 anos do retorno de Macau à administração chinesa.

Na sessão de abertura do 2.º Congresso Internacional “Diálogos Interculturais Portugal-China”, que se realiza entre 13 e 15 de março, estarão presentes o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, bem como representantes do Instituto Internacional de Macau, que apoia a organização do Congresso, do Ministério da Educação e dos municípios e escolas com projetos de ensino de Mandarim.

Tal como a primeira, também esta segunda edição concentra as suas principais atividades no Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem da UA (CCCI/DeCA/UA, edifício 40), onde 90 conferencistas, oriundos de Portugal, China, Japão e Reino Unido, vão apresentar, além de estudos sobre estes três acontecimentos marcantes da História do século XX, comunicações distribuídas por quatro áreas temáticas.

Na agenda estão áreas como “uma faixa, uma rota”; Diálogos entre Línguas: Literatura, Tradução e Ensino; Cultura e Turismo; e Diálogos artísticos. Nesta paleta variada de comunicações, merece destaque a Conferência de abertura intitulada “Recent Changes in Income Distribution in China”, que vai ser proferida por Li Shi, conceituado Professor da Normal University of Beijing e Member of Advisory Committee of Poverty Alleviation Office of China´s State Council.

Mas o Congresso não se resume apenas a conferências, debates e apresentação de pósteres. Haverá também workshops de Medicina Tradicional Chinesa e de Artes Marciais, uma aula aberta e quatro exposições.

Aos congressistas será proporcionada ainda uma visita ao Museu de Aveiro/Santa Joana, que termina com um “Aveiro de Honra” oferecido pela Câmara de Aveiro.

Os workshops de Medicina Tradicional Chinesa serão dinamizados pelo médico Zhang Honghuan, e os de Artes Marciais, por Li Ying, ambos da Universidade de Dalian, a universidade chinesa parceira do IC-UA.

Estes dois especialistas vão também dar uma aula aberta sobre “Qigong Terapêutico & Conservação e manutenção da saúde através da estimulação dos pontos de acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa”, já esta terça, 12 de março, às 11 horas, no Anfiteatro Helena Nazaré, na Escola Superior de Saúde da UA.

As exposições, abertas ao público em geral, distribuem-se por três espaços da UA: “Deambulações pela China”, de Carlos André (CCCI, 13-20 de março); “Recriação do Património: Escultura como intercâmbio da arte budista entre o Oriente e o Ocidente, ao longo da antiga rota da seda” (CCCI, 11-15 de março); Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” (Complexo Pedagógico, 7-22 de março); “Retratos de Luso-asiáticos de Macau”, de João Palla (sala Hélène de Beauvoir, 13-20 de março).