INEM atribuiu a acreditação ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga de formador em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.

2019-12-05 09:40

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Nacional de Emergência Médica atribuiu a acreditação ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga de formador em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.

Esta certificação vai permitir que o CHBV forme e certifique pessoal médico e não médico, que possa atuar em ambientes fora do hospitalar, em situações de paragem cardio respiratória.

Esta credencial, agora obtida pelo CHBV, junta-se às obtidas, em Setembro de 2015, em Suporte Básico de Vida (SBV Adulto e Pediátrico), Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

Acreditações que permitiram assegurar internamente, por meios próprios e com a coordenação do Serviço de Investigação e Formação, a formação interna, constituindo-se assim numa medida preventiva de “grande valor e de segurança” para qualquer pessoa que circule no interior das diversas unidades do centro hospitalar.

A desfibrilhação precoce, se efetuada apenas por equipas médicas de emergência pré-hospitalar, enquanto objetivo, é difícil de atingir, já que a paragem cardio-respiratória pode ocorrer, em ambiente pré-hospitalar.

Para ultrapassar esta limitação, foi criado, em Portugal, o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa que veio estabelecer as regras a que se encontra sujeita a prática de Desfibrilhação Automática Externa em ambiente extra-hospitalar.

Atualmente, a equipa de formadores do CHBV é constituída por 7 médicos e 5 enfermeiros, sendo que nos vários cursos de formação que ministrou, já formou cerca de 1114 profissionais de todas as categorias.

Estes profissionais são, na sua maioria, colaboradores internos, mas a formação em Suporte Básico de Vida, no âmbito da parceria realizada com as Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, também se estendeu a profissionais externos.

Assim, com mais esta capacidade formativa, o CHBV garante poder “contribuir para a formação de toda uma comunidade, que ficará mais preparada para agir perante situações de Paragem Cardíaca Respiratória, conforme previsto no programa formativo e certificar os Internos de Formação Geral que iniciam funções no CHBV anualmente”.