Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque de Anadia continua a 'produzir' novas empresas.

2019-01-22 15:45

Categoria: 

Concelho: 

“2bConnect” é o mais recente projeto empreendedor a instalar-se na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia. O contrato para a sua instalação foi assinado, recentemente, com o Município de Anadia que irá disponibilizar um conjunto de meios instrumentais e humanos para a atividade regular da empresa.

O novo projeto empresarial foca-se na criação de plataformas de comunicação, com potencialidade de conexão de equipamentos eletrónicos à Internet. No contexto global das comunicações sobre a Internet trabalha para promover as potencialidades das novas tecnologias de comunicação ao nível industrial (Industria 4.0) e comercial (IoT – Internet of things), fornecendo equipamentos e soluções integradas, que incluem design de hardware e software responsável pela adaptação ao modelo produtivo do cliente, segundo as suas necessidades, garantindo aos clientes uma proximidade entre a implementação e o desenvolvimento do projeto.

A Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque nasceu em 2006 e está, atualmente, sobre a tutela do Município de Anadia, tendo como parceiros a Universidade de Aveiro e o Politécnico de Coimbra. Localizada entre Aveiro e Coimbra, tem como missão produzir um impacto económico na região favorecendo o clima de inovação e de empreendedorismo para a criação e o sucesso de novas empresas. A Incubadora tem como áreas preferenciais as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, a Viticultura e Enologia, a Mobilidade Suave, a Saúde e Bem-Estar, Energias e Ambiente, Desporto, Turismo e Termalismo, Cerâmica e o Setor Agrícola e Florestal.

O espaço de incubação, com 11 gabinetes individuais e uma área para coworking, com capacidade para cerca de 10 pessoas, tem protocolos com a Rede Nacional de Incubadoras, a IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro e a RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro. Atualmente, conta com três empresas instaladas fisicamente e uma virtualmente. Na “forja”, para entrar, estão mais três projetos, fisicamente, e um, virtualmente.

Recentemente, o Município apresentou uma candidatura para a Certificação da Incubadora que, dessa forma, proporcionará mais-valias aos incubados que podem, assim, candidatar-se aos incentivos do IAPMEI, nomeadamente ao “Vale de Incubação”. Por outro lado, é intenção da Câmara Municipal de Anadia dotar aquele espaço de novos serviços de apoio às empresas incubadas ali instaladas.

Para breve está também a entrada em funcionamento do Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedor (GAEE). Será mais uma “ferramenta” de apoio ao tecido empresarial concelhio e aos incubados, dado que pode prestar uma série de informações a vários níveis. Neste Gabinete irá também funcionar a “Via Verde do Empresário” que fará um acompanhamento personalizado, por um técnico, auxiliando nos procedimentos administrativos e no processo de licenciamento para uma redução dos prazos de tramitação, bem como na colaboração no levantamento dos espaços disponíveis para a implementação do projeto.