Ílhavo: Vespa assassina preocupa autarcas locais. Já há dois casos de 'avistamento'. Inseto é nocivo e muito perigoso.

2016-09-01 16:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Já foram detetados na zona da Gafanha de Aquém (Ílhavo), dois casos que reportam a presença de vespas asiáticas ou vespas assassinas no Concelho de Ílhavo. Esta espécie invasora apresenta riscos sérios para a apicultura, para a produção agrícola, para a segurança dos cidadãos e para o meio ambiente. A junta local apela para que "a deteção ou a suspeita da existência de ninho ou de exemplares de vespa asiática, também conhecida como vespa assassina, deverá ser comunicada, no imediato, para a Proteção Civil". João Campolargo, Presidente da Junta de São Salvador está atento aos 'episódios' de avistamento da vespas assassinas em Ílhavo. São precisos cuidados extremos na destruição do ninho. (com áudio)

Qualquer pessoa, que detete um ninho de vespa asiática, deverá de imediato telefonar para a Junta de Freguesia, Protecção Civil local ou para a linha SOS AMBIENTE, através do 808 200 520.

"Estou preocupado porque até existe um SOS Vespa. Decidimos após o primeiro alerta, actuar. A vespa tem de ser destruída. É perigosa", referiu. "Destruirá outros insetos e é nociva", vincou o autarca. "Devemos estar sensibilizados para o problema". Informação útil relacionada com o modo de actuação está disponível no site da Junta de Freguesia.

Foto: Junta de Freguesia de São Salvador