Ílhavo: Utentes do CASCI fabricam máscaras.

2020-04-02 20:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo trabalha a criação de máscaras para conseguir um stock que permita enfrentar a pandemia Covid19.

Felisbela Bernardo deu conta da iniciativa como mobilização de meios e recursos da própria instituição nos diferentes espaços de oficina (com áudio).

“Estamos a fazer máscaras que escasseiam. Estamos a racionar material e a usar à medida das necessidades. Temos mascaras cirúrgicas e na nossa resposta de costura estivemos a fazer máscaras com três panos. Pedimos informações sobre máscaras que protegessem. Recebemos da Câmara algum material. Não sendo muito é o que é possível ter mas queremos mais para estarmos preparados para coisas piores. Não sabemos o futuro. Estamos angustiados mas mo meio da angustia tentamos manter alguma serenidade”.

A presidente da instituição que conta com três lares residenciais admite que vive com alguma ansiedade atendendo à proliferação de casos de infeção em lares.

“Felizmente para já está tudo sossegado. Estamos a envidar esforços para tudo corra bem e para já está a correr. Temos medidas rigorosíssimas porque a situação é grave. Acionamos o nosso plano de contingência. Temos em uso os materiais que podemos ter. Todos os dias telefonamos para saber como vai tudo nos três lares e contando sempre com os nossos colaboradores sensibilizando para as mudanças de turnos”.

Num quadro de rotação de funcionários, Felisbela Bernardo admite que a falta de meios é uma preocupação caso seja necessário assumir reforços.

“Aqui não há lay-off. Precisamos é de gente para trabalhar. Lay-off para é para quem não tem trabalho. Aqui precisamos de gente”.