Ílhavo: Seminário "envelhecer no feminino" marcado para esta quarta.

2019-10-01 10:02

Categoria: 

Concelho: 

“Envelhecer no Feminino” é tema de debate na reta final do Festival Cabelos Brancos.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo acolhe, esta quarta-feira, dia 2 de outubro, pelas 14h00, o Seminário “O Envelhecer no Feminino” que abre a última semana da programação do Festival Cabelos Brancos 2019 e assinala o Dia Internacional do Idoso que se celebra no dia 1 de outubro.

Organizado pela Associação Nacional de Gerontólogos, numa parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, o seminário debate toda a temática que alicerçou a edição de 2019 do Festival: o papel da mulher no envelhecimento.

Nos grupos etários mais velhos as mulheres representam 21% da população comparativamente com 16% dos homens.

No entanto, apesar de as mulheres viverem mais tempo, estas não vivem necessariamente melhor. Em 2017, por exemplo, uma mulher a partir dos 65 anos pode esperar viver sem limitações funcionais apenas mais 6 anos.

As mulheres são mais afetadas por situações de dependência e doença crónica, precariedade económica e vulnerabilidade social.

O painel conta com três oradoras com trabalho e investigação desenvolvidos na gerontologia. Participam Nasrine Navazali (Diretora técnica da Viva Vitae); Helena Rodolfo Pinto (Professora Catedrática na Universidade Católica) e Daniela Figueiredo (Professora na Universidade de Aveiro).

O seminário é gratuito mas obriga a inscrição prévia através do e-mail geral@angerontologos.pt.