Ílhavo: Semana do Turismo Industrial passa pelo Museu Marítimo e pelo Santo André.

2024-03-22 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala Semana do Turismo Industrial com fim de semana de programação especial.

No âmbito da Semana do Turismo Industrial, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, a que o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu Santo André se associou, será inaugurada a exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré, este sábado, pelas 18 horas.

Esta exposição traz a público a coleção que foi adquirida pelo Município de Ílhavo, em 2021, a Manuel Mário Bola, construtor de modelos de embarcações e colecionador de inúmeros objetos que carregam a memória da pesca do bacalhau e da cidade da Gafanha da Nazaré.

Também este sábado, dia 23, o Navio Museu Santo André será o anfitrião da programação da Semana do Turismo Industrial, com ofertas para todos os públicos.

“Da mesa de escala à mesa da seca” é um roteiro turístico que terá início às 16h00 no Parque de Pesca do Navio Museu Santo André e continuará com a visita a empresa Bacalhau Barents no Porto de Pesca Longínqua.

Um pouco antes, às 15h00, terá lugar uma visita especial com ex-tripulante, intitulada “O coração do Navio”, com a presença de José Raposo, um antigo maquinista de navios da pesca do bacalhau.

Igualmente este sábado, com sessões às 11h00 e novamente as 16h30, o porão de salga do navio será o palco de um espetáculo de marionetas, intitulado “Deserto”, do encenador Rui Queiroz de Matos.

Esta performance, para crianças com mais de 3 anos de idade, pretende ser um alerta para a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta, remetendo para o Dia Mundial da Água, que se comemora no dia anterior.

À noite, no Museu Marítimo de Ílhavo, terá lugar mais uma sessão do Ciclo de Cinema Ideologias do Mar, que em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, exibe o filme "Eram duzentos irmãos", de Armando Vieira Pinto.

O programa no domingo, dia 24, das 14 horas às 18 horas, prevê um peddy papper, que leva os mais novos a descobrir o Navio Museu Santo André, de forma lúdica e desafiante.