Ílhavo: Rota das Padeiras regressa em Março.

2020-02-20 11:04

Categoria: 

Concelho: 

A Rota das Padeiras regressa, entre os dias 19 a 21 de março, para mais uma edição dedicada à tradição das gentes de Vale de Ílhavo, ainda hoje mantida por 15 padarias artesanais.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, tem, como principal objetivo, a preservação e a promoção de uma identidade cultural e patrimonial muito próprias, assentes no Pão e nas Padeiras, na Farinha e nas Moagens desta localidade de Ílhavo.

Na edição deste ano, à tradição do pão, junta-se a tradição dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

A Rota das Padeiras vai integrar na sua programação um conjunto de iniciativas que possibilitam aos participantes um contacto mais estreito com o Pão, a Farinha, os Sabores e a Cultura de Vale de Ílhavo.

Antecipando a abertura do evento, entre os dias 7 e 14 de março, das 10h00 às 12h00, decorrerá no Estaleiro (Estação Científica de Ílhavo), a Oficina de Pintura “Dá cor ao Cardador”.

Nos dias 21 e 22 de março, já em plena Rota das Padeiras, às 16h00, na sede da Associação “Os Baldas”, oficina de costura que recorda a tradição antiga da lancheira de pano orientada pela artesã Rucas.

Às 17h00 horas, a massa vai colar-se aos dedos e a farinha espalhar-se até ao nariz. Na oficina de padas, pão de salicórnia e folar - “Mete a mão na massa” - é obrigatório arregaçar as mangas e meter a mão na massa, para vestir a pele de uma padeira de Vale de Ílhavo.

As inscrições nas Oficinas da Rota das Padeiras devem ser efetuadas através do e-mail artesanato@cm-ilhavo.pt ou através dos contactos do Município: 234 329641 e 234 325911.