Ílhavo: Rota das Padeiras arranca esta sexta numa viagem à tradição do fabrico artesanal de pão.

2018-03-09 08:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Rota das Padeiras está de regresso em mais um fim de semana com Padas e Folar de Vale de Ílhavo na tradição cultural de Ílhavo.

O evento tem lugar em Vale de Ílhavo, com início esta sexta e final na segunda numa parceria da autarquia com a Associação Cultura e Recreativa Os Baldas.

A edição deste ano começa, esta sexta, às 19h, na Associação Cultural e Recreativa Os Baldas, com a edição de estreia do ciclo de conversas “Em Ílhavo Acontece à Sexta”, sobre a Padeira de Vale de Ílhavo.

Participam o autor da estátua de homenagem à padeira (Xico Lucena), uma antropóloga (Mouette Barboff) e as padeiras (Alzira e João Torrão).

Pela noite dentro, as padeiras abrem a porta das suas padarias e convidam os participantes a “meter a mão na massa”. Maria Alcina Sacramento, Alzira Vasconcelos, Carlos Silva e Filomena Ferraz abrem portas ao público.

A abertura oficial da Rota das Padeiras acontece no sábado, 10 de março, às 15h, e é a partir daí que começa a animação na sede da Associação Cultural e Recreativa Os Baldas.

Até ao final das tardes de sábado e de domingo, 10 e 11, há várias atividades a decorrer, como workshops de artesanato, showcookings de padas e folares, degustações, animação musical, dança, teatro de fantoches e até uma visita dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

A manhã e início da tarde de segunda-feira, 12 de março, são o espaço dedicado às crianças, inseridas em grupos escolares, com visitas guiadas às moagens de farinha e showcookings de padas de Vale de Ílhavo.

Dias para reavivar memórias numa tradição que passou de geração em geração e que ontem mereceu destaque no programa "Praça" da RTP (com áudio).