Ílhavo: Responsável pelo Museu Marítimo Nacional, Observatório de Greenwich, Cutty Sark e galeria real de arte marca presença no seminário "Desafios do Mar Português".

2018-08-30 14:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Sustentabilidade e Literacia Azul" é o tema da 7.ª edição do Seminário Desafios do Mar Português que promete reunir alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais para aprofundar temas que exploram a relação de Portugal com o mar.

No encerramento, às 16h30, destaque para a presença de Kevin Fewster (Diretor do Royal Museums Greenwich) para falar sobre o “papel dos museus marítimos na literacia sobre oceanos”.

Trata-se do diretor de uma estrutura que agrupa alguns dos símbolos culturais de Londres no que toca à cultura marítima e nos quais de inclui o Cutty Sark, o Museu Marítimo Nacional, e o Observatório de Greenwich e a galeria real de arte dedicada ao património marítimo.

Fewster (na foto) dirigiu museus na Austrália e é um conhecedor desta temática dos museus marítimos espalhados pelo mundo.

O seminário decorre a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17.º aniversário da ampliação e remodelação do MMI. A Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro serão parceiros do evento.

O programa incluirá na abertura a presença de autarcas locais, responsáveis do Museu e Tiago Pitta e Cunha da Fundação Oceano Azul.

Os painéis serão dedicados a temas como “ameaças e vulnerabilidade dos ecossistemas marinhos”, “Comunidades piscatórias e coesão social”, a “estratégia nacional para o mar”, “literacia do Oceano, o que significa afinal?”, “A Economia do Mar: perspetivas de futuro” e “Museus Marítimos e a relação com as comunidades”.

Um encontro que vai exibir o documentário “Gyre: Creating Art From a Plastic Ocean” com comentário de Paula Sobral (MARE FCT NOVA) e debate.

 

Foto: https://www.nationalmuseums.org.uk