Ílhavo reafirma o compromisso de ser um 'Laboratório Vivo' das novas tecnologias.

2017-11-13 16:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo reafirma o compromisso de ser um 'Laboratório Vivo' das novas tecnologias. Mensagem reafirmada na sessão de abertura do encontro de altos dirigentes da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa, na Vista Alegre.

Iniciativa que promove o debate sobre a 'Internet das Coisas: Desafios e Oportunidades', na presença de responsáveis de empresas de comunicações e órgãos reguladores do setor dos países de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste.

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, assumiu o interesse do Município na 'Internet das Coisas' em nome da qualidade de vida dos cidadãos. (com áudio)

A sessão de abertura esteve a cargo de João Caboz Santana, Presidente da Direcção da AICEP, que defende que "há muitas oportunidades para as empresas" com o mundo novo das tecnologias.

"A 'Internet das Coisas' “tem vindo a implantar-se nos sectores económicos e é fundamental para a transformação digital das sociedades em que vivemos. Esta rede de sistemas que comunicam sem intervenção humana potencia a inovação e a criação de valor. Na sua essência é um 'ambiente' que reúne todas as informações, de vários dispositivos existentes na sociedade, e as coloca ao serviço dos interessados", referiu.

Vasco Lagarto (na foto), Presidente da Comissão Executiva do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), assume a ambição de empresas e universidades colocarem Portugal no topo das novas tecnologias.

“Pretendemos fazer de Portugal uma referência nas áreas das tecnologias. Procuramos criar uma 'plataforma humana' onde, com os diferentes actores, em contacto permanente, conseguimos identificar as áreas onde é interessante investir e qual é o conhecimento que pode passar para as empresas e, identificar complementaridades entre as empresas, para a colocar a trabalhar em conjunto”, vincou.

O 'encontro' é de dois dias, na Vista Alegre.