Ílhavo: "Queremos melhoria de resultados escolares e queremos integrar toda uma comunidade" - Leonel Rodrigues.

2017-07-13 11:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Leonel Braz Rodrigues assume a liderança do agrupamento de escolas de Ílhavo com a aposta centrada na melhoria de resultados e na relação com a envolvente à comunidade escolar.

O processo eleitoral ficou decidido com a votação do plenário do conselho geral em voto secreto em três momentos com Leonel Rodrigues a garantir essa eleição à frente da anterior presidente Lúcia Rodrigues.

O presidente que assume funções para o mandato de quatro anos no Agrupamento de Escolas de Ílhavo (2017/2021) garante um trabalho apostado na ligação à comunidade e de envolvimento dos diferentes atores.

“O verdadeiro líder quer que todos os seus liderados se emancipem e tenham capacidade de liderar. É a isso que chamamos lideranças partilhadas. Mas há excessiva burocracia que condiciona e atrasa. Os rankings são importantes mas não podemos designar de tudo o resto. O verdadeiro cidadão não é só aquele que tem os melhores resultados”.

A tomada de posse fica marcada pela afirmação de um projeto de continuidade. O novo presidente assegura que há que valorizar rankings mas também questões de cidadania (com áudio).

Fernando Caçoilo foi à tomada de posse garantir que a educação como pilar de qualquer sociedade moderna merece a atenção do poder político.

A Câmara de Ílhavo diz que tem o Município tem das melhores escolas de 1º Ciclo do país mas precisa de qualificar outros espaços. O autarca confessa que para além das questões de formação é importante pensar na requalificação da Escola Secundária, a exigir obras que o Governo tem sinalizadas.

“A grande luta do próximo mandato vai estar centrada nas obras desta escola. O Governo prometeu um patamar de prioridade. Vamos ver se será assim. Ainda acredito na palavra das pessoas. Com a descentralização das competências vai correr muita tinta mas as escolas vão acabar por ir parar ás mãos das autarquias”.