Ílhavo, Murtosa e Peniche iniciam esta semana Festival “Gastronomia de Bordo”.

2018-10-16 14:30

Categoria: 

Concelho: 

Penice dá o pontapé de saída no festival “Gastronomia de Bordo” que evoca a cultura marítima.

Os Municípios de Ílhavo (mar), Murtosa (ria) e Peniche (mar) estão a concretizar e dinamizar o projeto de programação cultural em rede “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Durante o triénio 2018-2020 são desenvolvidas cerca de trezentas atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

Uma das temáticas é a Gastronomia de Bordo que irá promover, nos três municípios, um festival repartido por três momentos, com as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos que envolvem Ílhavo, Murtosa e Peniche.

O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar.

Peniche será o primeiro Município a abrir o Festival, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Mercado Municipal.

Aproveitando a realização da penúltima etapa do Circuito Mundial de Surf 2018 e com o propósito de dinamizar o Mercado, o Festival em Peniche irá focar-se na promoção da gastronomia com produtos piscatórios endógenos ligados, particularmente, à pesca costeira.

No mês de novembro, “Gastronomia de Bordo” será concretizado no Município de Ílhavo (de 14 a 18) e em dezembro no Município da Murtosa (de 5 a 8).