Ílhavo: Mais um caso confirmado de Covid-19 em utente do Lar de São José e outro suspeito. Câmara pede testes com urgência.

2020-04-01 20:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo confirma o quadro de emergência no lar de São José e pede ao Ministério da Saúde meios para despistar os casos com Covid19.

Fernando Caçoilo confirmou dois novos casos, um confirmado e outro à espera de confirmação, ambos em internamento hospitalar, já depois do falecimento de uma octogenária.

Além disso, existem no lar mais de uma dezena de casos com sintomatologia associada ao COVID-19, entre utentes e colaboradores da instituição, sem que haja, até agora, qualquer resposta por parte das Autoridades de Saúde Locais relativamente à possibilidade de fazer testes aos potenciais contagiados.

Como nesta data não existem meios adicionais para combater a doença, nem respostas prontas por parte da Direção-Geral da Saúde e da Segurança Social, a Autarquia apelou diretamente à Ministra da Saúde “para que seja possível efetuar, rápida e urgentemente, todos testes necessários, procurando-se evitar que a doença alastre e procurando salvar vidas, independentemente da Direção do Lar já ter tomado as precauções de isolamento dos utentes com sintomas”.

Para Fernando Caçoilo, “este é um grito de alerta face ao sentimento de impotência que nos assola diariamente, pela falta de meios ou pela falta de resposta por parte das Autoridades de Saúde com competência e responsabilidade para liderar este processo.

Em conjunto com várias entidades e instituições locais, a Autarquia tem mobilizado os seus recursos disponíveis para fazer face às necessidades que vão surgindo por parte das Associações e das próprias Unidades de Saúde Familiar, para minorar o impacto do COVID-19 no Município.

Nesta data, foram já distribuídas viseiras, cobre sapatos/botas, luvas, toucas, fatos e batas por várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, a Santa Casa da Misericórdia, o Lar de São José, o CASCI, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo e o Lar N. Sra. da Nazaré.

A Câmara Municipal adianta que espera a chegada de mais material diverso, nomeadamente o reforço de máscaras, e continua empenhada em procurar no mercado a disponibilidade de kits de testes da COVID-19 para que possam ser disponibilizados em função das necessidades e prioridades.