Ílhavo: Junta de São Salvador debate modelos de inclusão das comunidades ciganas.

2018-05-22 15:25

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo recebe, esta quarta, a conferência intitulada “De fora para dentro e de dentro para fora” sobre inclusão social que aborda as vivências da etnia cigana.

Essa jornada de trabalho é promovida no âmbito da ação do gabinete de apoio social da Junta de São Salvador e desafia entidades públicas e privadas para uma jornada de reflexão.

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo é o espaço da iniciativa, esta quarta, a partir das 15h, com presença de Instituições, Investigadores e Técnicos que têm desenvolvido um trabalho na área da inclusão.

Participam Zélia Amorim e Aida Marranão, ambas do Secretariado da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos; Simone Carvalho, da Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos da Câmara Municipal de Odivelas; Rosa Madeira, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Alex Monteiro, membro da Comunidade Cigana de Ílhavo.

O Gabinete de Apoio Psicossocial da Junta de Freguesia de São Salvador é um serviço de apoio, maioritariamente, ao nível da consulta psicológica dos residentes e estudantes da freguesia com menores recursos socio-económicos.

Regista aumento do seu trabalho e o Executivo da Junta assume a “crescente necessidade desta resposta social”. As conferências são também uma resposta em áreas de maior procura.

Este ano o desafio vai para uma reflexão sobre modelos de inclusão das comunidades ciganas.