Ílhavo: Junta de São Salvador apoia uso da plataforma interativa “Capitania Online+”.

2019-07-05 12:55

Categoria: 

Concelho: 

Capitania do Porto de Aveiro, Junta de Freguesia de São Salvador e Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro realizaram um workshop no Auditório da Junta de Freguesia de S. Salvador com o objeto de melhor contextualizar e exemplificar a plataforma interativa “Capitania Online+”.

O projeto “capitania Online+” foi edificado com o objetivo de se constituir como balcão único da Autoridade Marítima Nacional, preconizando a desmaterialização e a prestação digital de serviços públicos de forma integrada e totalmente desmaterializada, com recurso à identificação eletrónica e à plataforma de integração da interoperabilidade da administração pública, tendo em vista o suporte à prestação de serviços aos utentes de modo mais simples, rápido e eficaz.

Integrada no Programa SIMPLEX+, através do Ministério da Defesa Nacional, prevê a desmaterialização e automatização de processos, a implementação de novas funcionalidades e o desenvolvimento e integração dos sistemas e infraestruturas tecnológicas com os existentes nas diferentes áreas setoriais e níveis de administração.

Hoje, os serviços da Junta e da APARA vão incluir o apoio no acesso às funcionalidades atualmente disponíveis, onde se incluem diversos serviços relacionados com embarcações e marítimos, designadamente o rol de tripulação individual e coletivo, permitindo a sua impressão imediata, a taxa de farolagem e balizagem, a contagem dos tempos de embarque para progressão nas carreiras e cálculo da pensão de reforma, todos os requerimentos e licenças para o exercício de atividades marítimas e fluviais, e ainda os serviços relacionados com a atividade profissional de mergulho.

“Com a entrada em produção desta nova aplicação, espera-se obter ganhos de eficiência na gestão do funcionamento interno das repartições marítimas e de eficácia na prestação de serviços e de informação online, quer aos utentes quer às instituições que detêm competências nestas áreas, que passará a ser o caso da Junta de Freguesia de S. Salvador”, refere nota da Junta.