Ílhavo inaugura um espaço de ciência e tecnologia no antigo Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo.

2020-01-12 15:24

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo inaugura um espaço de ciência e tecnologia no antigo Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo, junto à Biblioteca Municipal.

O "Estaleiro" tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional.

A abertura está marcada para as 16h00 da próxima com a criação do “Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo”, espaço totalmente dedicado à ciência e à tecnologia, não esquecendo o contacto com a cultura, património e identidade local.

Uma forma de fazer a ponte entre a tradição marítima da pesca de Bacalhau, o pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às STEAM, competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionarão experiências Maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos e biodiesel.

Aposta articulada entre a Câmara Municipal, os três Agrupamentos de Escolas do Município, a Universidade de Aveiro e as empresas locais.

A sessão oficial contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e de Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento.