Ílhavo: Final concelhia do concurso “Ílhavo a Ler +” marcada para este sábado na Casa da Cultura.

2019-03-08 14:06

Categoria: 

Concelho: 

A fase final concelhia do concurso de leitura “Ílhavo a Ler +” está marcada para este sábado na Casa da Cultura de Ílhavo.

No âmbito do programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Rede de Bibliotecas de Ílhavo encontra-se a promover a 9.ª edição do concurso de leitura.

O objetivo do concurso é intensificar o contacto dos alunos com o livro e a leitura, na biblioteca, em sala de aula, em contexto familiar ou social.

A primeira fase do Concurso de Leitura Concelhio – Ílhavo a Ler +, eliminatórias realizadas nas escolas, está concluída. Foram apurados os finalistas que participarão na final que tem lugar amanhã, dia 9 de março, pelas 14 horas, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Os finalistas irão realizar uma prova pública, que determinará os vencedores em cada categoria para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (3.º e 4.º anos); alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos); alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º anos) e alunos do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).

Este ano, as obras a concurso são “Palavras Bonitas sobre Contas”, de Valter Hugo Mãe, para o 1º Ciclo; “A História de Catherine”, de Patrick Modiano, para o 2º Ciclo; “O Sol também é uma Estrela”, de Nicloa Yoon, para o 3º Ciclo e “Somos Todos um Bocado Ciganos”, de Manuel Jorge Marmelo, para o secundário.

O vencedor de cada categoria representará o Município de Ílhavo na final do Concurso Intermunicipal de Leitura, numa prova final, aberta ao público, onde participarão os concorrentes apurados nas finais dos 11 municípios.

Este ano a final será realizada em Aveiro, no dia 4 de maio, e o vencedor representará a Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, a 25 de maio.