Ílhavo: Festival dos Cabelos Brancos assume aposta na "inovação".

2018-06-20 17:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo lança um novo festival que resulta da aposta na tradicional semana da Maioridade.

O ano de 2018 fica marcado por uma mudança na designação e conceito da tradicional "Semana da Maior Idade - Viver Solidário", passando a assumir a designação de “Festival Cabelos Brancos”.

Este festival terá uma duração alargada para quinze dias, entre os dias 14 e 28 de setembro, sendo reestruturado com novas atividades, projetos e intervenções da comunidade sénior.

Fátima Teles, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo responsável pelo pelouro da Maioridade, assume que a inovação continua como pilar da ação neste setor que tem colocado Ílhavo como “caso de estudo” (com áudio).

Os participantes podem contar com várias atividades dentro dos temas “Arte, Mudança, Trilhos e Tradição”. Em todos serão abordados os temas típicos da região.

Os oradores das palestras são confrontados com um desafio. Estão obrigados a cumprir um tempo limite (3 minutos e 22 segundos) na sua intervenção sob pena de apanharem com um balde de água no "vai dar água" com 22 oradores.

Joana Freitas Santos não esconde que o desafio obriga a um ensaio aturado (com áudio).

Mais de 80 iniciativas esperam os participantes que assumem entusiasmo pelas atividades propostas. Muitos participaran na apresentação para valorizar os “cabelos brancos” (com áudio).

Com o novo nome, surge também um novo formato. Passa a ter a duração de 2 semanas (com início às 10 horas de dia 14 de Setembro no Jardim Henriqueta Maia e fim no dia 28).

As inscrições para participar nos Trilhos culturais (viagens), em que cada “maior” define o seu, decorrem entre 2 e 9 de agosto.