Ílhavo: Festa da Música e dos Músicos com balanço positivo.

2023-10-24 07:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Município de Ílhavo garante continuidade de projetos com artistas, escolas e associações de Ílhavo na Milha.

Este fim-de-semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, promovida pelo Município de Ílhavo, reuniu dezenas de artistas, bandas, associações e escolas de música, dança e artes plásticas, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, deixando a garantia da continuidade dos projetos comunitários e pedagógicos e do programa de apoio à produção local.

A vereadora da cultura do Município de Ílhavo, Mariana Ramos, reforça que “esta edição da Milha afirmou a riqueza que existe no nosso território, quer com os artistas plásticos desde tenra idade da Academia de Belas Artes de Ílhavo, quer com a envolvência das escolas do Município na Companhia Jovem de Dança e na Orquestra do Mar, projetos de comunidade e continuidade, que reafirmam a importância que o projeto cultural representa nesta estreita relação entre todos os intervenientes locais”.

A Milha ficou marcada pela estreia de “AAAAHHHH!!!! - Exercícios para a desobediência”, quarta criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, com direção artística de Joana Castro, música original de Diogo Sarabando (inscrito na plataforma PRAIA), desenho de luz de João Brito e a interpretação de oito jovens entre os 11 e os 17 anos. A Companhia Jovem de Dança, que conta com a direção artística e pedagógica do coreógrafo Luiz Antunes, promete uma quinta criação em 2024, com trabalhos marcados já a partir do primeiro trimestre, em colaboração com as escolas de dança do Município.

Depois da estreia no Mareato, a Orquestra do Mar, fundada este ano, voltou a apresentar-se na Milha.

Formada por alunos e professores das escolas de música do Município de Ílhavo, na sua primeira criação, a Orquestra do Mar interpretou “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias, com a banda Lavoisier. Este é um projeto que conta interpretar grandes álbuns da música portuguesa, numa colaboração das escolas locais com um artista convidado, e que assegura novo espetáculo já em 2024.

Destaque para as atuações das duplas da PRAIA, que juntaram oito projetos da plataforma de registo de artistas ilhavenses para criarem música em conjunto. A PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses, está integrada no apoio de produção local da Milha, e conta com 56 artistas locais (projetos originais de Ílhavo ou que exerçam a sua atividade em Ílhavo) inscritos desde 2021.

As inscrições na plataforma podem ser feitas no site do 23 Milhas, no segmento dos “Programas de Ação”.

Estas primeiras duplas, formadas por António Justiça e Rui Pereira, Cláudio da Paula e Paula Cirino, Henrique Vilão e Satha Lovek e Equinócio e Wine on the Carpet, apresentaram o resultado desse encontro, primeiro no Festival Rádio Faneca, em junho, e agora na Milha com espetáculos inéditos e com três das quatro duplas a assumirem a criação de músicas de raiz.

Mariana Ramos afirma que “esse cruzamento das duplas da PRAIA, que apresentaram propostas extraordinárias, garante que o conceito da Milha acontece durante todo o ano”.

Em 2024, criam-se quatro novas duplas a partir da PRAIA.

Ainda na Milha, a Academia de Belas Artes de Ílhavo inaugurou uma exposição que celebra os 10 anos de trabalho no ensino de artes plásticas, em que apresenta trabalhos de alunos

e professores.

A exposição fica patente no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo até ao dia 22 de novembro e pode ser visitada, gratuitamente, de terça-feira a sábado.

Nesta 7ª edição da Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, registo ainda do concerto intimista de Manel Cruz, do dj set do DJ Roger e da apresentação do resultado do trabalho de Skidow e Ligação Frontal, projetos de rap locais, no estúdio nómada de xullaji, que se abriu ao público em julho, na Gafanha da Nazaré.

A Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, organizada pelo projeto cultural 23 Milhas, regressa em 2024.