Ílhavo estuda nome das ruas.

2019-11-19 17:59

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo tem em marcha o projeto “Se esta rua fosse minha…” que visa a recolha de informação sobre a toponímia.

A ideia é recolher informação com o envolvimento da comunidade potenciando o reconhecimento do território e “estimulando o apego às raízes”.

Os trabalhos decorrem, desde 2018, com pesquisa sobre os topónimos das quatro freguesias do Município, recolhendo informação sobre a História, assim como curiosidades inerentes a cada rua, beco, praça, pontes e outros, num trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação de Ílhavo.

Esta recolha de informação vai permitir ir muito além da mera compilação do conhecimento.

A autarquia assume que a aposta passa por potenciar os conhecimentos sobre a história local.

“Vai permitir transformá-la e materializá-la em produtos técnicos, educativos, culturais e turísticos para o Município de Ílhavo, em total sincronia com a sua identidade, vinculando-a e projetando-a”. 

Estão a ser consultadas fontes arquivísticas e bibliográficas e a própria comunidade que vai complementando e dando o seu contributo através de testemunhos, fotografias e objetos que identificam e caracterizam os topónimos.

Para realizar este projeto, o CDI conta ainda com vários parceiros, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré e os três Agrupamentos de Escolas do Concelho.

“Todo o conhecimento adquirido será assim absorvido, transformado e devolvido à comunidade com valor acrescentado, fazendo com que os arquivos saiam da caixa e vão ao encontro do público, como é habitual nas ações da Câmara Municipal”.