Ílhavo: Espancamento de cão gera movimento social que pede ação das autoridades.

2019-01-29 11:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O cidadão acusado de ter espancado um cão, na Légua, em Ílhavo, terá assumido a culpa e garante que paga as despesas com o veterinário onde o animal está em tratamento mas os movimentos sociais que se empenharam em resgatar o animal querem o homem a responder pelo caso.

Os relatos referem-se a um episódio de violência, no dia 23 de Janeiro, na Légua, tendo como protagonista um homem conhecido como "Rei do Gado" que estaria a agredir vários cães com uma vara metálica.

As autoridades foram chamadas e foram apresentadas fotos do animal e o relatório da veterinária a comprovar as lesões.

“A justificação que ele dá, segundo os populares da zona, é que os animais de rua lhe matam as ovelhas que tem em alguns terrenos na zona da Légua”, referem os promotores da queixa.

O movimento social gerado procurava advogado interessado em patrocinar a causa. O animal, baptizado de Spera, está em recuperação.

Uma petição online pede às autarquias locais a devida atenção a este caso, aos meios de comunicação visibilidade e à Assembleia da República e ao SEPNA respostas para fazer cumprir as leis aprovadas.

A criminalização dos maus tratos tem sido notícia pelos primeiros casos em julgamento e pelas primeiras condenações a pena de prisão efetiva de quem violenta animais.