Ílhavo entre as cidades de maior poluição atmosférica em Portugal.

2016-05-13 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo é uma das cidades em Portugal em que a poluição atmosférica é superior ao recomendável pelos padrões da Organização Mundial de Saúde. Este relatório avalia apenas a presença de partículas finas e pequenas, não sendo analisada a presença de, por exemplo, dióxido de nitrogénio ou ozono.

A Organização Mundial de Saúde comparou os níveis de partículas inaláveis (PM10) e de partículas finas (PM2,5) em 795 cidades de 67 países entre 2008 e 2013.

Ílhavo apresenta 21 microgramas de partículas inaláveis por metro cúbico, sendo a única cidade com mais partículas destas do que o recomendado (20 ug/m3). No que diz respeito às partículas finas, as análises revelam haver 15 microgramas por metro cúbico, bem acima dos dez recomendados.

Para além de Ílhavo, Albufeira(14 ug/m3), Coimbra (12 ug/m3), Faro (11 ug/m3), Lisboa (11 ug/m3) e Vila do Conde (11 ug/m3) apresentam valores superiores de partículas finas face aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Seis dos 12 Municípios avaliados em Portugal apresentam valores superiores ao recomendado pelas Nações Unidas. Ainda assim, regista-se melhoria de indicadores em comparação com o relatório anterior.

A OMS considera ser fundamental que cidades e governos adotem políticas que melhorem a qualidade do ar e façam desta causa uma prioridade. Entre as medidas apontadas estão a limitação das emissões industriais, o recurso a energias renováveis e a promoção dos transportes públicos e do uso da bicicleta nas deslocações urbanas.

O tema será debatido na Assembleia Mundial da Saúde entre os dias 23 e 28 de maio.