Ílhavo e Aveiro com programação "Bom dia cerâmica".

2019-05-18 08:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo acolhe o “Bom dia Cerâmica” com um roteiro de visitas e experiências que dão destaque não apenas aos nomes consagrados mas também a pequenas oficinas.

Artistas e artesãos que produzem peças inspiradas em elementos naturais, como a água, a terra, os peixes, as aves ou as flores, ganham visibilidade neste evento que decorre durante o fim de semana.

A Câmara de Ílhavo, enquanto membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, volta a promover o “Bom Dia Cerâmica”, nos dias 18 e 19 de maio, visando a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico através de um verdadeiro roteiro de visitas e experiências em diversos espaços.

Museu Vista Alegre, Oficina da Formiga, Quinta Pedagógica Inclusiva do CASCI e Museu Marítimo de Ílhavo são os palcos deste evento.

O programa do roteiro começa no sábado, entre as 10h00 e as 12h00, com visita à Oficina de Olaria do CASCI.

Há oficinas na Oficina da Formiga e no Museu Vista Alegre e no Museu Marítimo.

Durante a tarde realizam-se visitas orientadas e haverá uma tertúlia sobre “A loiça a bordo do Salão dos Oficiais” no Museu Marítimo.

Domingo repete-se a ação.

Aveiro também adere ao “Bom Dia Cerâmica” 2019.

Haverá “Ceramic Street Fest! – Cerâmica na Rua”, uma verdadeira festa contemporânea e artesanal, que inclui momentos de investigação cientifica (com o apoio da Universidade de Aveiro) e animações com performances artísticas e musicais, no Largo do Mercado Manuel Firmino, no sábado dia 18 de maio das 10h00 às 20h00.

Também no sábado, às 10h30, terá lugar a visita guiada “Descoberta do Património Cerâmico em Aveiro” à descoberta de elementos da cidade vinculados ao património cerâmico e também objetos das coleções dos Museus de Aveiro.

Ainda no sábado, dia 18, das 15h00 às 17h00, terá lugar o Workshop “Santas Joanas em barro”, na sede da Associação de Artesãos da Região de Aveiro – A Barrica.