Ílhavo dedica tertúlia ao Canal do Desertas que permitiu resgate de navio encalhado.

2018-06-18 17:40

Categoria: 

Concelho: 

    No ano em que se comemora o Centenário do fim da I Grande Guerra, a Câmara Municipal de Ílhavo propõe uma tertúlia dedicada ao Canal do Desertas, um local que conta um episódio da epopeia dos Ílhavos.

    O Desertas, um navio apreendido aos alemães, acabou por encalhar ao largo da Praia da Costa Nova, em 1916.

    Para salvar a embarcação, que se tornou o símbolo da resistência contra o Império Alemão, foi levada a cabo uma obra gigantesca que uniu o mar e a ria através de um canal.

    O “Ílhavo acontece à sexta” vai debruçar-se sobre o Canal do Desertas já esta sexta-feira, 22 de junho, às 19h00, junto ao Posto de Turismo da Costa Nova, a que se seguirá uma visita ao local.

    Este encontro tem como convidados Senos da Fonseca, engenheiro mecânico e naval e estudioso da história e etnografia local; Amaro Neves, historiador que doou ao Arquivo Municipal parte do espólio fotográfico que documenta o resgate do navio; Carlos Coelho, especialista em área do transporte sedimentar, geomorfologia e proteção costeira, e Pedro Silva, investigador da Câmara Municipal de Ílhavo.

    Ainda sobre esta temática, está patente, no Centro de Documentação de Ílhavo, a Mostra Fotográfica "O centenário do salvamento do Desertas" que pode ser visitada até janeiro de 2019.