Ílhavo com programação especial para o Dia Mundial da Terceira Idade.

2017-10-25 10:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala o Dia Mundial da Terceira Idade com uma programação especial intitulada “Tomarias Tu Ser Velho!”

O Pelouro da Maior Idade, da Câmara de Ílhavo, inicia as atividades esta quinta-feira, dia 26 de outubro, às 14h30, no Centro de Documentação, com o workshop sobre a construção de árvores genealógicas.

É uma sessão que visa conceder aos seus participantes seniores orientações e ferramentas para recuar gerações, indo ao encontro das origens.

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, vai ter lugar uma visita à Exposição “Fazer Sentido”, patente nos diversos equipamentos culturais do Município: Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu Vista Alegre e Biblioteca Municipal de Ílhavo.

No sábado, dia 28 de outubro, Dia Mundial da Terceira Idade, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André estarão de portas abertas, de forma totalmente gratuita, a todos os seniores com mais de 65 anos, residentes no Município de Ílhavo, que os queiram visitar.

A rubrica “Sabores Maiores” estará de volta no dia 2 de novembro (quinta-feira), pelas 14h30, tendo como convidada Ana Fradoca, que vai partilhar com os seniores uma experiência gastronómica tipicamente ilhavense.

O dia 3 de novembro (sexta-feira) está reservado a uma visita cultural a Ponte de Lima e Viana do Castelo, especialmente dedicada aos Espaços Maior Idade.

A autarquia reforça a aposta nas atividades para seniores e afirma que essa dinâmica acaba por ser testemunhada pelos próprios seniores.

Alice de Jesus, intérprete do projeto de Teatro Musical da Câmara Municipal de Ílhavo, assume que há uma dimensão positiva quando se tem vida preenchida.

“Acordo todos os dias e penso para mim: Que dia tão preenchido vou ter! Desde as danças de salão, ao zumba, ao canto, teatro musical, passeios, às aulas da Universidade Sénior… Todos os dias são uma canseira! Mas ao afirmar que estou cansada é significado de que estou bem viva e a envelhecer ativamente”.