Ílhavo com programação especial para o Dia da Criança.

2018-05-30 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo celebra o Dia Mundial da Criança, nos dias 1 e 2 de junho, com o lançamento de uma campanha nacional

A Autarquia associou-se à Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos para a promoção da Campanha do Dia Mundial da Criança 2018 “Eu tenho o direito a ser protegido/a” que tem o lançamento nacional agendado para o dia 1 de junho.

Esta campanha está projetada para ser dirigida apenas às crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas a Câmara Municipal de Ílhavo entendeu alargar a iniciativa a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num universo de cerca de 1.350 alunos.

O objetivo principal é sensibilizar os mais pequenos para se protegerem de eventuais situações de tráfico de seres humanos através da entrega gratuita de lápis com mensagens preventivas e atividades sobre esta temática.

Ainda no âmbito da comunidade escolar, a Casa da Cultura de Ílhavo vai lotar com a presença de 851 alunos do ensino pré-escolar público e privado do Município, aos quais se juntam as respetivas educadoras e auxiliares de ação educativa na festa do Dia Mundial da Criança.

Haverá insufláveis, música, e quatro sessões de curtas de animação do Cinanima no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo (duas no período da manhã e duas à tarde).

No sábado, dia 2 de Junho, cerca de 750 crianças atletas, oriundas de 20 clubes do distrito e filiados na Associação de Basquetebol de Aveiro, vão poder participar na XIII Festa de Encerramento do Minibasquetebol da ABA, que terá lugar ao longo do dia no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste.

Jogos de Minibasquete, atividades lúdicas diversas, áreas de convívio, visitas ao Aquário dos Bacalhaus no Museu Marítimo de Ílhavo, são algumas das ações que ocuparão os atletas mais jovens durante o sábado.

A Biblioteca Municipal promove o programa de Pinturas Coloridas numa tarde com Teatro de Fantoches.