Ílhavo com programação do Dia Internacional da Proteção Civil.

2019-03-01 13:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo anuncia programação para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil.

Este ano evoca o tema “Cultura de Prevenção para uma Sociedade mais Segura”, sublinhando a importância da coordenação de esforços entre os serviços de Proteção Civil e os cidadãos para prevenir e responder ao risco e acidente de modo eficiente.

No Município de Ílhavo, no âmbito do programa Operação Floresta Segura 2019, no dia 4 março decorrerão ações de sensibilização sobre a limpeza de terrenos, promovidas pela GNR.

Na Gafanha da Encarnação, o ponto de encontro será, pelas 9.30 horas, na Junta de Freguesia, e em Vale de Ílhavo, pelas 15.00 horas, no Centro Social Nossa Senhora da Paz.

Nos dias 27 e 29 de março, entre as 9 e as 12.00 horas, serão realizadas ações de sensibilização/formação, “Queima Segura”, constituídas por sessões práticas de demonstração da realização de uma queima segura.

Estas iniciativas contarão com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, decorrendo na Gafanha do Carmo e em Vale de Ílhavo, respetivamente.

Haverá ações dedicadas ao tema “Segurança Rodoviária e o uso do telemóvel/headphones – circulação a pé e em modos ativos”, dirigida aos jovens do município que frequentam o 10.º ano de escolaridade.

As ações terão lugar na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Ainda durante o mês será realizado um Simulacro que terá como principal objetivo efetuar um teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ílhavo, assim como ao próprio Plano de Emergência do Equipamento Municipal, nomeadamente nas vertentes: procedimentos de comunicação e alerta; combate a incêndios na área urbana; evacuação de sinistrados, habitantes e população em incidentes na proximidade de edifício cultural e contará com a participação dos vários agentes de Proteção Civil.

“Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Ílhavo, com a colaboração dos agentes de proteção civil, pretende envolver os cidadãos no conhecimento dos riscos e promover sempre uma cultura de prevenção para uma sociedade mais segura”.