Ílhavo: Ciemar acolhe a primeira sessão do ciclo “A Arquitetura do Mar e da Terra”.

2018-11-14 07:50

Categoria: 

Concelho: 

O Ciemar acolhe a primeira sessão do ciclo “A Arquitetura do Mar e da Terra”, enquadrada no plano de formação do Centro de Documentação de Ílhavo. Sessão a partir das 17h.

A iniciativa pretende estabelecer a relação entre a terra e o mar na perspetiva da arquitetura e da sua capacidade transformadora, assente numa reflexão sobre as noções de paisagem e território, compreendendo as possibilidades decorrentes da exploração de recursos naturais.

A sessão irá analisar o potencial transformador e mobilizador que a arquitetura pode ter em contextos entre terra e mar.

É nesta perspetiva que serão apresentados exemplos e estudos concretos e será analisada informação e documentação que estiveram na origem de trabalhos científicos que avaliaram, entre outros, as transformações nas paisagens urbanas e na biodiversidade marinha potenciadas pelas várias tecnologias de pesca do bacalhau, as noções de Território e Paisagem e as estratégias, políticas e consequências dessas noções na gestão urbana, ou, ainda, o processo de transformação pelo qual passou o Porto Bacalhoeiro de Ílhavo a partir de 1920.

A ação, a primeira de um ciclo de palestras que será fomentado até junho de 2019, enquadra-se no âmbito do protocolo de cooperação recentemente acordado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho, no qual serão desenvolvidas formações, exposições e publicações no âmbito de projetos técnicos e científicos, como, a título de exemplo, a investigação “Arquitetura do Bacalhau” de André Carinha Tavares, que dá origem à “Arquitetura do Mar e da Terra”.