Ílhavo: Autarquia ultima candidatura para “Certificação da Estação Náutica do Município de Ílhavo".

2018-06-27 10:58

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo está a ultimar a candidatura para “Certificação da Estação Náutica do Município de Ílhavo e sua integração na rede das Estações Náuticas Portuguesas”.

Esta aposta acentua interesse no reforço da notoriedade e capacidade de atração do Município de Ílhavo no âmbito das atividades turísticas náuticas, com a consequente integração nas rotas turísticas nacionais e internacionais.

Procura otimizar o posicionamento turístico municipal; Otimizar e ampliar a rede colaborativa (pública, privada e associativa) implantada no sentido da prestação de serviços específicos e globais para os “nautas”; Contribuição para que se ultrapassem os constrangimentos de natureza burocrática e procedimental relativamente ao acolhimento de potenciais visitantes “nautas” e Captação de investimento e agentes nacionais e internacionais do setor através da visibilidade acrescida do setor do turismo náutico e da sua capacidade organizativa.

A preparação da Estação Náutica de Ílhavo para uma futura possível e plena integração na oferta turística náutica regional e otimizar resultados económicos para os agentes económicos do turismo e da náutica implementados no Município de Ílhavo são passos que se seguem.

Esta iniciativa é, ainda, incentivo à presença e funcionamento eficaz online dos agentes económicos do turismo e da náutica instalados no território abrangido pela estação náutica e incentivar à criação de produto turístico nacional e internacionalmente competitivo no âmbito do turismo náutico.

A Fórum Oceano Associação da Economia do Mar avançou com um trabalho com vista ao desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.

Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, foi redigido um regulamento para a certificação das Estações Náuticas, que beneficiou igualmente do enquadramento fornecido pela federação europeia (Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques), entidade gestora da rede internacional das estações náuticas, da qual a Fórum Oceano é membro desde 2016.

A Estação Náutica funciona como parte de uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.