Ílhavo: Autarquia admite que erradicação da vespa asiática é “praticamente impossível”.

2019-10-08 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo recusa alarmismos sobre a proliferação de ninhos de Vespa Asiática mas defende que a população deve apostar na informação.

No Município de Ílhavo a vigilância da presença de Vespa Asiática é feita pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) desde meados de 2014, embora a primeira ocorrência se tenha verificado no início de agosto de 2016.

A partir desta data e até ao final de setembro deste ano, foram detetados 233 ninhos de vespa asiática. Neste ano 2019, já foram eliminados 73 ninhos.

O aumento do número de ninhos de vespa velutina tem alarmado as populações, principalmente pelo desconhecimento dos procedimentos e cuidados a ter perante esta espécie predadora da abelha europeia, já transformada em praga de contornos nacionais.

A erradicação da Vespa Asiática tornou-se “praticamente impossível” face ao volume significativo de comunidades e a solução passa por “mitigar” o problema, identificando e destruindo os ninhos desta espécie invasora.

Trata-se de uma espécie que é agressiva quando perturbada no seu ninho e só representa perigo para os humanos caso a pessoa picada seja alérgica ou se for picada por um grande número destas vespas (quando se tenta derrubar um ninho, por exemplo).

A autarquia sugere, nas medidas preventivas, a marcação de consulta no Médico de Família para as pessoas que são alérgicas a picadas de abelhas ou vespas.

Atendendo a que é no Outono e Inverno que é mais provável o aumento da identificação e localização de ninhos, uma vez que há menos ramagem nas árvores de folha caduca, a autarquia apela à chamada do serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo, através do 234 329 605 ou pelo e-mail ssht@cm-ilhavo.pt ou, em alternativa, a Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção do ninho ou a GNR.