Ílhavo assinala o Dia da Floresta Autóctone no Pinhal da Murteira.

2017-11-21 11:25

Categoria: 

Concelho: 

 

A Câmara Municipal de Ílhavo volta a associar-se à comemoração do Dia da Floresta Autóctone no âmbito do projeto municipal “Woodwatch - de Olho na Floresta”, com a dinamização de uma atividade esta quinta-feira, dia 23 de novembro, no Pinhal da Murteira.

Cerca de 40 alunos da EB 2,3 da Gafanha da Nazaré irão participar nesta manhã que será composta pelo arranque de espécies invasoras, designadamente acácias, contribuindo também para a prevenção de incêndios florestais, e a plantação de árvores autóctones.

Na quinta celebra-se, em Portugal, o Dia da Floresta Autóctone, a floresta formada por árvores de espécies originárias do território, como os carvalhos, os sobreiros, as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os loureiros, os azevinhos, o pinheiro bravo, pinheiro manso, entre outras, e que estão adaptadas ao clima Português.

O combate às espécies invasoras tem sido considerada essencial à manutenção da floresta. “O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para promover a importância da sua conservação, tem um papel fundamental na manutenção da biodiversidade, pois são um importante lugar de refúgio e reprodução de espécies animais autóctones como a águia-real, o javali, e integram a restante flora, fungos e outros organismos; sequestram o carbono da atmosfera, contribuindo como tampão às alterações climáticas; contribuem para proteção do solo e na manutenção do regime hídrico”.