Ílhavo: Assembleia declara interesse público para torre com miradouro junto à ria.

2019-06-28 10:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Relevante interesse público municipal para o projeto de uma torre miradouro 360 graus em parque urbano às portas da Gafanha da Nazaré.

A maioria PSD e o PP, na Assembleia Municipal de Ílhavo, deram sim a esta iniciativa privada que representa um investimento de 5 milhões de euros.

Além do parque ribeirinho, a estrutura, em altura, permite uma visão sobre a laguna e entre as três cidades vizinhas de Aveiro, Ílhavo e Gafanha da Nazaré.

A autarquia diz que sendo um projeto de risco é uma oferta diferenciada ao nível do turismo.

Fernando Caçoilo diz que pode ajudar a qualificar uma área pouco cuidada (com áudio)

O autarca lembra que no caso da rotunda da Barra a declaração de interesse público levou quase dois anos e este é o arranque do processo.

Pedro Martins, deputado municipal do PS, defende que um projeto desta tipologia tem vantagens e desvantagens.

O deputado lembra que a laguna não está cuidada e os espaços de fruição nas margens da ria são reduzidos.

Questiona, por isso, a oportunidade da operação sem que os muros das marinhas e a ria estejam qualificados (com áudio)

O PP defende que depois de anos em que a ria e as margens estiveram entregues a si próprias esta pode ser uma proposta de qualificação de uma área nobre no canal do Rio Boco.

António Pinho deu voto favorável ao relevante interesse público para a qualificação daquela área junto à via panorâmica, na Gafanha da Nazaré, próximo da Friopesca (com áudio)

Raquel Valentim, do BE, admite algumas reservas sobretudo em questões ambientais. Espera para ver os estudos e a abrangência dos projetos.

"As nossas precoupações dizem respeito ao ambiente, ao impacto que a obra poderá ter. E preocupação com o espaço para acesso de pessoas com limitações de locomoção".

O debate em torno de uma torre panorâmica junto à ria promete marcar a agenda dos próximos meses e dos próximos anos.