Ílhavo acolheu a sessão evocativa do centenário do nascimento de Mário Sacramento.

2019-06-25 07:09

Categoria: 

Concelho: 

Mário Sacramento nasceu em Ílhavo a 7 de Julho 1920 e para assinalar o início das comemorações do centenário do seu nascimento, a Direção Regional do PCP organizou, na Junta de Freguesia de S. Salvador, sua terra natal, uma Sessão Evocativa.

Participaram Mafalda Guerreiro, do Comité Central do PCP e responsável pela DORAV; Octávio Augusto da Comissão Política do PCP e ainda Jorge Seabra médico e militante do Partido Comunista Português.

Jorge Seabra, que privou com Mário Sacramento, deu a conhecer o homem, o médico, o resistente anti-fascista que foi Mário Sacramento.

Jorge Seabra no início da sua intervenção referiu as “últimas e icónicas palavras da sua “Carta-testamento” deixada, numa meia-idade quando ainda poucos pensam na sua finitude, “aos mais adiados”, afinal, a todos nós.

Palavras simples e sempre citadas por resumirem a riqueza e a complexidade de uma “vivência excecional”, sintetizando o mais profundo dos seus desígnios, “embebidas pelo altruísmo e sentido humanista, com o toque de humor que lhe era tão próprio”.

“Façam o mundo melhor, ouviram! Não me façam voltar cá!”.

Mário Sacramento, militante comunista, foi censurado, perseguido, preso, torturado, sofrendo a “perseguição brutal” que a Ditadura lhe moveu.

“Nasci e vivi num mundo de inferno. Há dezenas de anos que sofro, na minha carne e no meu espírito, o fascismo. Recebi dele perseguições de toda a ordem – físicas, económicas, profissionais, intelectuais, morais. Mas, que as não tivesse sofrido, o meu dever era combatê-lo (…) Fiz o que me foi possível para me libertar, e aos outros, dele. É essa a única herança que deixo aos meus Filhos e aos meus Companheiros. Acabem a obra! Derrubem o fascismo, se nós não o pudermos fazer antes! Instaurem uma sociedade humana! Promovam o socialismo, mas promovam-no cientificamente, sem dogmatismos sectários, sem radicalismos pequeno-burgueses! Aprendam com os erros do passado! E lembrem-se que nós, os mortos, iremos nisso ao vosso lado!”. (Carta- Testamento, Abril, 1967). “

Depois da intervenção de Jorge Seabra, vários amigos e conhecidos que se encontravam nesta sessão com cerca de quatro dezenas de participantes, quiseram também deixar o seu testemunho.

As comemorações do centenário de Mário sacramento prolongar-se-ão até final de 2020, ano do centenário do seu nascimento.