IDL nos Jogos Matemáticos 2015.

2015-03-13 18:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No passado dia 6 de Março, os alunos do Instituto Duarte de Lemos participaram na fase final do 11.º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (Vila Real). Esta iniciativa contou com a participação de 1800 alunos e professores, tendo a organização sido da responsabilidade da Universidade.

A primeira fase do Campeonato decorreu em cada Escola, com torneios de turma e inter-turmas, dos quais saíram os representantes da escola/agrupamento para cada um dos jogos.

No Instituto Duarte de Lemos, os alunos vencedores de cada jogo, no 2.º Ciclo, foram: Gatos e Cães – Tiago Reis (6ºB); Rastros – Diogo Gaspar (6ºB); Avanço – Gabriel Pires (6ºB). Já os vencedores do 3.º ciclo foram: Produto – Sérgio Silva (7ºB); Rastros – Tiago Ferreira (7ºA); Avanço – Gabriel Marques (7ºB).

A fase final, que decorreu em Vila Real, contou com todos os vencedores, entre os quais estavam os entusiastas alunos do IDL. A competição esteve sempre presente mas acompanhada de muita boa disposição e espírito de amizade. Durante os jogos, via-se no rosto dos jogadores a concentração com que estavam a encarar a competição. Nos intervalos dos mesmos, dialogavam de forma sorridente, brincando com as jogadas que tinham acabado de fazer para ultrapassar os seus adversários.

Os representantes do Instituto Duarte de Lemos tiveram uma participação digna e muito entusiasta, demonstrando competitividade e capacidade de estratégia para superar os opositores.

Paralelamente à competição, havia uma série de tendas com jogos e atividades ligadas à matemática que os alunos puderam explorar, o que lhes permitiu desfrutar ao máximo de tudo o que esta competição tinha para oferecer.

A excelente organização deste evento contribui para que se tenha tratado de uma experiência extremamente enriquecedora, a nível científico e social, para os professores e alunos que tiveram oportunidade de participar na edição de 2015 do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Neste dia especial e diferente, os participantes do Instituto Duarte de Lemos, professora e alunos, destacaram a sã convivência e diversão partilhada com os colegas das escolas de Aguada de Cima e Fermentelos, companheiros de viagem e aventuras pelo mundo da matemática neste dia.

Texto: IDL