IDL divulga informação na semana europeia de prevenção do cancro do colo do útero.

2015-02-03 10:59

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na celebração da Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero, que este ano decorreu entre os dias 24 e 30 de janeiro. Para dar a conhecer as formas de prevenir a doença (vacinação contra o HPV – papilomavírus humano e o rastreio por citologia) foram desenvolvidas ações de sensibilização nas turmas do 9º ano de escolaridade. 

“Porque é importante que todos estejam informados e porque a adoção de estilos de vida saudáveis por parte dos nossos jovens é fundamental para diminuir a incidência da doença, foi ainda disponibilizado material de divulgação, enviado pela Liga Portuguesa contra o cancro, para que toda a comunidade escolar possa aceder facilmente à informação sobre a doença”.

O Cancro do Colo do Útero é causado por um vírus, o Papilomavírus Humano e afeta mulheres de todas as idades. Na Europa, é a segunda causa de morte por cancro em mulheres dos 15 aos 44 anos. Em Portugal morre uma mulher por dia de cancro de colo do útero.