Ideia de Oliveira do Bairro vence concurso de ideias de negócio da Região de Aveiro.

2018-06-01 12:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro venceu na passada 4.ª feira, 30 de maio, a edição de 2018 do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio nas Escolas, com o projeto “EasyPark”, apresentado pela Escola Secundária da cidade.

Destinado a alunos das escolas do ensino secundário dos onze municípios da Região de Aveiro, o concurso contou este ano com as participações de Vagos, Sever do Vouga, Ílhavo, Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-Velha, para além da representação de Oliveira do Bairro.

Em segundo lugar ficou a equipa de Sever do Vouga e em 3º lugar a representação de Albergaria-a-Velha.

A equipa oliveirense, constituída por Beatriz Bastião, Miguel Pinto, Margarida Cura, Hugo Ferreira, Olavo Saraiva e o Prof. Joaquim Almeida, apresentou um projeto que prevê a instalação de um pilarete ativado automaticamente por um sistema de reconhecimento de matrículas, para impedir o uso indevido dos lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto “EasyPark”, iniciado em 2017, já conquistou vários prémios e distinções, como o 1.º lugar no "Make it Possible - AIESEC" (Lisboa 2017), 1.º lugar na 11.ª Mostra Nacional de Ciência - Fundação da Juventude (Porto 2017), Special Award nos EU Contest for Young Scientists - EUCYS (Tallinn - Estónia 2017) e uma Menção Honrosa no "Ciencia en Acción" (Bilbao - Espanha 2017).

A equipa de Oliveira do Bairro vai agora representar a CIRA no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que se vai realizar no dia 7 de junho, na Covilhã.