Ideia de negócio para extração de anticorpos da gema de ovo dá vitória à UA em concurso nacional.

2018-12-17 13:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ideia de negócios, PurAvTec, apresentada por uma equipa da UA, venceu na categoria Saúde do “Born from Knowledge Ideas”.

Este concurso nacional é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação e premeia ideias inovadoras.

Triunfo na categoria Saúde como um dos vencedores conhecidos a 12 de dezembro, no PCI-Creative Science Park, em Ílhavo.

Esta fase final, com 18 equipas representantes de várias instituições de ensino superior, foi o términus de um processo que envolveu a seleção das ideias e equipas de cada instituição e ainda formação de dois dias para preparação do pitch final.

A equipa constituída por Mara Freire, João Coutinho, Márcia Neves e Sandra Bernardo, investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química, venceu o Born fom Knowledge, concurso que reúne as melhores ideias de negócio nascidas do conhecimento científico e/ou tecnológico.

O objetivo da iniciativa é promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso, ideias que respondam a desafios da sociedade e contribuam para o desenvolvimento da economia.

A ideia de negócio PurAvTec resulta do trabalho desenvolvido no projeto IgYPurTech, cujo objetivo passa por desenvolver uma tecnologia sustentável para a purificação de anticorpos da gema do ovo e de desenvolver biofármacos baratos com origem natural e mais eficazes do que alguns dos atuais antibióticos.

Este projeto foi apoiado com um bolsa do European Research Council, o Conselho Europeu de Investigação, das mais ambicionadas ao nível europeu.

Mara Freire, coordenadora do projeto IgYPurTech e da equipa proponente da ideia de negócio, calcula que, se tudo correr como previsto, será possível chegar a uma solução de mercado em 2028.

 

texto e foto: UA