IAPMEI realiza sessão de informação sobre novo Sistema de Incentivos à Inovação.

2019-02-05 18:01

Categoria: 

Concelho: 

O IAPMEI realiza amanhã (6 de Fevereiro), às 16:00, no Auditório da AIDA, uma sessão informativa inserida no ciclo de sessões '2IN Investimento na Inovação', uma iniciativa em parceria com entidades locais, que tem a participação dos Programas Operacionais Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e do Algarve, do Compete e da Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua.

Deste ciclo, que teve início no dia 28 de Janeiro, em Leiria, fazem parte doze sessões, percorrendo o país de Norte a Sul.

O objetivo é "informar empresários e consultores sobre a promoção do investimento empresarial inovador, aproveitando, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, o relançamento do Sistema de Incentivos à Inovação, na lógica de financiamento híbrido (incentivo não reembolsável + reembolsável suportado por instrumento financeiro)".

No novo Sistema de Incentivo à Inovação, as PME com candidaturas aprovadas beneficiarão logo à partida de um subsídio não reembolsável para a realização de investimento produtivo inovador, anteriormente atribuído após a conclusão dos projetos. As empresas podem ainda beneficiar com acesso a um financiamento reembolsável através de um empréstimo bancário suportado com garantia mútua e sem custos financeiros, concretizando dessa forma a orientação de aproximação do sistema financeiro às necessidades das empresas.

De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, “com este ciclo de sessões informativos pretendemos dar a conhecer as alterações operadas neste sistema de incentivos, mas também partilhar boas práticas através da apresentação de projetos inovadores e diferenciadores já concretizadas por empresas em cada uma das regiões".

No que se refere aos fundos comunitários o IAPMEI é responsável pela gestão de mais de 60% dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, tendo já processado mais de 1.212 Milhões de Euros de incentivos às empresas.