HotelTech vence 3ª edição do programa de aceleração Newton.

2019-12-09 08:00

Categoria: 

Concelho: 

O projeto HotelTech, instalado na Universidade de Aveiro Incubator, no parque da ciência, venceu a 3ª edição do programa de aceleração Newton, dedicado a ideias de negócio no setor do turismo e promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC) com o apoio do Turismo de Portugal.

A ideia vencedora do concurso, com um prémio de três mil euros, assenta numa multiplataforma digital para a gestão hoteleira “desenhada para eliminar barreiras como, por exemplo, acelerar o check-in” bem como a otimização de tempos na relação entre os hóspedes e os hotéis.

A distinção foi atribuída no dia 4 de dezembro, no DEMO DAY do Newton – New Tourism Opportunities Network, que decorreu no Instituto Pedro Nunes.

As 17 equipas selecionadas para esta terceira edição, de um total de 96 projetos submetidos, foram acompanhadas individualmente por mentores das várias incubadoras da RIERC, e participaram em workshops dirigidos por formadores da Universidade de Aveiro e do IPN sobre idealização de modelos de negócio, desenvolvimento de produto, marketing, investimento e financiamento.

Do total de projetos a concurso, 4 foram apoiados pela Universidade de Aveiro Incubator: HotelTech, ETAL – Education & Travel Alliance, Stay e SurfHandShape.

O segundo classificado do programa Newton foi a “Guetta Guide”, uma aplicação que pretende ligar guias a turistas, de forma a proporcionar o “acesso a experiências turísticas personalizadas” por guias profissionais.

O “Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP” ficou em terceiro lugar com uma ideia de negócio que pretende proporcionar aos visitantes de um espaço a implementar na Serra da Estrela “uma experiência cultural” baseada no Queijo da Serra, através de realidade virtual.

Houve ainda lugar para uma menção honrosa à plataforma digital “Geonatour”, dedicada à dinamização do turismo de Geoparques.

Os prémios, que vão dos 500 euros até aos 3.000 euros, são dados em forma de serviços de apoio ao desenvolvimento das ideias.