Hospital de Aveiro prepara investimento em eficência energética.

2017-09-26 20:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE, lançou ontem o Concurso Público para o fornecimento da nova Central Térmica do Hospital Infante D. Pedro.

Este concurso contempla a instalação de caldeiras de condensação e de painéis solares térmicos, com vista a uma maior eficiência energética.

Com um valor base de 645 mil euros, este concurso insere-se no projeto financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para a melhoria da “Eficiência Energética no Hospital de Aveiro”.

Visa a implementação de medidas de racionalização de consumos energéticos e redução de emissões de CO2, e tem 2.6 milhões de euros como valor total do investimento, sendo financiado pelo POSEUR em 2,4 milhões de euros e o remanescente garantido por autofinanciamento do Centro Hospitalar.

A sua execução compreenderá ainda diversas áreas que incluem a substituição geral da iluminação interior e exterior do hospital (sistema LED), o isolamento térmico da cobertura e a instalação de uma Central Fotovoltaica para autoprodução de eletricidade.

No Hospital de Aveiro, em termos de eficiência energética e ambiental, as intervenções permitirão o aumento da classe energética de D para B- e uma redução na ordem de 30% face aos consumos atuais.